"We do not need you as a leader for world change. Change is inherent in people and nature. You need awareness, not power, to notice and follow the changes." (*)
Esta frase criou um choque nos meus neurónios.
Sempre achei que o mundo precisava de mudar e que isso dependia de nós. Ainda tenho uma adolescente dentro de mim que acredita apaixonadamente nisso. E agora o Mindell troca-me as voltas: mudar é o que o mundo e o ser humano fazem o tempo todo! Não precisamos de ti para que o mundo mude!, diz-me ele.
Se acharmos que precisamos de mudar o mundo, isso requer esforço e sentimos necessidade de ter poder para fazer acontecer amudança. É uma canseira!
Mas se reconhecermos que o mundo já está num fluxo constante e inevitável de mudança, o que sentimos é necessidade de uma melhor qualidade de atenção para notar o novo que está a emergir e para facilitar que a mudança aconteça de forma consciente e benéfica para todos.
Isto começa a fazer-me sentido, mas a adolescente ativista dentro de mim ainda está em choque... como assim?! O mundo não está àminha espera para mudar? Não?! A sério?!
A sério! Mas talvez o mundo esteja à espera que eu e nós colaboremos com a mudança que, momento após momento, quer emergir de dentro dele.
Cristina Coutinho
(*) Arnold Mindell in The Deep Democracy of Open Forums